A Praia de Matariz é um pequeno povoado da Ilha Grande. Abriga aproximadamente 73 famílias.  Hoje a principal atividade econômica é o turismo, mas este só se inicia em meados da década de 1990.

No início do século XX, as famílias sobreviviam da agricultura e da pesca artesanal. No decorrer dos anos a Fazenda São Francisco, em Matariz, começou a explorar a bananicultura. Centenas e centenas de cachos de banana eram enviados ao continente todas as semanas. Os moradores possuiam roças familiares (mandioca, milho, feijão) e fabricavam farinha para consumo próprio.

Por volta dos anos 1930, as primeiras fábricas de sardinha começaram a aparecer na Ilha Grande e anos mais tarde Matariz também ganha seus primeiros empreendimentos pesqueiro. As ruínas dos prédios podem ser vistas assim que se chega a Matariz.

A Praia de Matariz mantém até hoje as características de uma pequena vila de pescadores, onde todos se conhecem e se juntam para contar causos de baixo da amendoeira.  Um lugar calmo, cercado de muita natureza e de muitas histórias. Entre elas: em 2014 Rihanna apareceu em Matariz pra um photoshooting do  Mariano Vivanco pra Vogue Brasil. 

TRANSLADO ANGRA ILHA 

 

A pousada põe a disposição traslado de barco nos seguintes horários:

 

Angra Dos Reis > Pousada Recanto dos Lima: 15:30hs

Pousada Recanto dos Lima > Angra dos Reis: 14:00hs

Valor do Traslado é de R$ 60,00 por pessoa por trecho, mínimo de 5 pessoas para esta tabela, caso tenhamos numero inferior será cobrado valor de fretamento R$ 300,00 por viagem. Tolerância de 15 minutos, caso perca o barco não haverá ressarcimento.

A tolerância de espera é de 15 minutos, após este tempo caso não consiga chegar, terá que alugar barco por sua própria conta.  Avise também o barqueiro quando estiver chegando.

 

Praia de Matariz

Ilha Grande

Angra dos Reis-Rio de janeiro